A Gralha Brava

Escola de Artes & Saberes da Natureza

Pegadas & Sinais de Animais Silvestres | 24 a 28 Abril | René Nauta

Vem aprender a arte ancestral de identificação de pegadas e sinais de animais silvestres!

Come learn the ancestral art of identifying tracks and signs of wild animals!

Datas | Dates: 24-28 April 2026
Formador | Instructor: René Nauta – EXTRA Bushcraft NL

533,00 

Em stock

?

Planos de pagamento disponíveis. Por favor, ler as condições em baixo.
Payment plans available. Please read the terms & conditions below.

Informação do curso

Portugal é uma terra rica na sua biodiversidade de animais silvestres, mas nem sempre é simples avistá-los por serem naturalmente elusivos. Porém, conhecer quem habita este território partilhado é importante, não só de um ponto de vista de conservação de espécies e habitats, mas também para um cultivo mais profundo da nossa relação de reciprocidade e respeito para com estes animais.

Mas existe uma forma de vê-los sem vê-los. Acontece através da identificação das suas pegadas e sinais, uma forma ancestral de aprender sobre os animais, e as paisagens que eles habitam. Saber interpretar as pegadas de um animal e a paisagem envolvente é uma das artes mais antigas que existe, usada pelos nossos antepassados desde tempos imemoriais.

Neste curso de track & sign, aprenderás a identificar pegadas e sinais de diversos animais silvestres, incluindo de raposa, lontra, esquilo, veado, gamo, javali, texugo, garça, sapo, coelho, lagarto, marta, lobo, gato bravo, e muitos outros.

Todos estes animais habitam o Parque Natural de Montesinho, e todos eles deixam a sua marca, seja através de pegadas, fezes, sinais de alimentação/predação, marcação de território, ninhos, tocas, entre outros.

Neste curso, irás aprender a identificar estas marcas e a tirar informação das mesmas. Nunca mais verás a paisagem da mesma forma, e aviso já: poderá tornar-se num vício sem cura! 😀

O que vais aprender?

  • Aprenderás a reconhecer pegadas de animais de diferentes famílias (canídeos, felídeos, mustelídeos, ungulados, etc)
  • Diferenças e semelhanças entre pegadas
  • Anatomia de cada pegada
  • Identificação dos principais tipos de marcha
  • Identificação de diversos sinais, tais como ninhos, camas, penas, pêlo, ossos, locais de alimentação, etc
  • Como e onde colocar uma câmara de vida selvagem (traz a tua, se tiveres)
  • Tudo sobre como tracktraps, ou seja, aprender como aumentar as chances de encontrarmos pegadas e sinais

 

Estrutura do curso

O tempo será dividido entre aulas teóricas, e aulas práticas no exterior. A maioria do tempo será passado no exterior à procura de pegadas em todo o tipo de habitats.

Os primeiros três dias serão focados na aprendizagem de tudo relacionado com a localização e identificação de pegadas e sinais de animais.

Os últimos dois serão focados na avaliação para a certificação CyberTracker, a qual resultará na emissão de um certificado reconhecido internacionalmente.

Serão colocadas câmaras de vida selvagem para observação dos animais sem os perturbar. Poderá haver a possibilidade de uma caminhada noturna.

 

O que é a avaliação CyberTracker?

O sistema de avaliação CyberTracker nasceu na necessidade de preservação e reconhecimento do conhecimento de rastreamento indígena dos Kalahari San, bem como de melhorar os esforços de conservação na África do Sul através do registo e monitorização da presença, ausência e distribuição geral da vida selvagem na África do Sul.

Neste processo, foi desenvolvido um sistema de avaliação para testar a capacidade do observador na interpretação de rastos e sinais e, separadamente, a capacidade de seguir o rasto de um animal até encontrá-lo (trailing).

Este sistema cresceu, e hoje em dia é considerado o padrão internacional para medir a capacidade de rastreamento de um rastreador (sabe mais sobre as origens do CyberTracker aqui, aqui, aqui e aqui).

Neste curso, dois dias serão dedicados à avaliação CyberTracker. Durante este tempo, o teu conhecimento adquirido será testado com um sistema robusto, sendo identificadas as tuas forças, bem como as áreas onde precisas de melhorar.

Muitas pessoas obtêm o certificado apenas pelo desejo de aprender e avaliar o seu conhecimento. O certificado pode também ser útil a todos aqueles que trabalham nas áreas de conservação da natureza, ecoturismo, bushcraft e semelhante, onde ter uma certificação reconhecida internacionalmente é uma mais valia para o seu trabalho.

 

Para quem é este curso?

Para qualquer pessoas, com ou sem conhecimento prévio em identificação de pegadas e sinais de animais silvestres.

Pode interessar a biólogos e zoólogos, a quem trabalha na conservação de espécies e regeneração de habitats, a quem pratica bushcraft, a todos os que vivem em contacto próximo com a Natureza, a qualquer pessoa com interesse genuino em aprender mais sobre a fauna portuguesa.

Este curso irá abrir uma porta para o mundo rico, diverso, belo, complexo, e muitas vezes invisível – pelo menos, aos nossos olhos – dos animais silvestres no território português.

 

Formador: René Nauta, EXTRA Bushcraft

René Nauta é um rastreador holandês que, juntamente com a sua parceira Beke Olbers, dirige a ‘EXTRA’, uma das mais antigas escolas de bushcraft da Holanda, fundada em 1997. René ensina rastreio desde o início da EXTRA, mas a sua carreira recebeu um grande impulso após participar na primeira avaliação CyberTracker em 2012, no Reino Unido. Em 2018 foi aprovado como avaliador pela CyberTracker International e, desde então, realiza avaliações na Holanda, Bélgica e França. Beke e René são autores de dois livros sobre bushcraft: Bushcraft Handboek (2015) and Buitenleven (2023). Em colaboração com Aaldrik Pot, escreveu Het Prentenboek (2019), um guia de campo detalhado sobre pegadas de animais, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. Juntamente com John Rhyder (Reino Unido), é fundador da European Wildlife Tracking.

 

Detalhes do curso:

Curso: Workshop de Pegadas e Sinais de Animais + Avaliação CyberTracker

Formador: René Nauta, EXTRA Bushcraft, Holanda

Idioma do formador: Inglês

Datas: 24 a 28 de Abril de 2026

Local: Parque Biológico de Vinhais (dentro do Parque Natural de Montesinho)

Duração: 5 dias, das 10h às 16h (3 dias de aulas práticas + 2 dias de avaliação CyberTracker)

Tamanho do grupo: Mínimo 8, máximo 11

Pré-requisitos de participação: Sem pré-requisitos, excepto boa compreensão de inglês. Aberto a qualquer pessoa com interesse no tópico.

Alimentação: Não incluída no preço. Existe um bar no Parque Biológico de Vinhais que serve refeições, que funciona com pré-reserva (reservar com, pelo menos, 1 dia de antecedência). Existem também restaurantes e supermercados em Vinhais.

Alojamento: Não incluído no preço. No entanto, o Parque Biológico de Vinhais dispõe de diversas opções de alojamento, desde acampamento a um preço muito acessível e com todas as condições, até alojamento em glamping. Também é possível reservar uma cama na hospedaria do parque, situado na aldeia Rio de Fornos.

O que trazer: Roupa e sapatos adequados para andar ao ar livre (pensa em floresta, margens de cursos de água, com ou sem chuva, com calor ou frio). Trazer uma mochila para transportar o almoço e a água. Caderno e caneta/lápis para escrever e/ou desenhar.

Incluído: Todas as aulas teóricas e práticas, avaliação CyberTracker, certificado CyberTracker reconhecido internacionalmente.

Não incluído: Viagens, refeições, alojamento.

Apesar da maioria das aulas práticas decorrem perto do parque e de acesso a pé, existe a possibilidade de termos que nos deslocar de carro para alguns locais adicionais, consoante o que o formador considerar necessário. Assim, é importante também considerar essas deslocações. Encorajamos a partilha de carro entre participantes. Teremos também dois lugares livres disponíveis para quem precisar.

Planos de pagamento | Condições

Existem dois planos de pagamento disponíveis: pagamento em 2 partes, e pagamento em 3 partes.

A 1ª prestação de qualquer plano corresponde ao depósito, que garante a confirmação da vaga. O depósito não é reembolsável.

Pagamento em 2 prestações: 1ª prestação paga na reserva da vaga (depósito não reembolsável); 2ª prestação deverá ser paga até 31 de Março de 2026.

Pagamento em 3 prestações: 1ª prestação paga na reserva da vaga (depósito não reembolsável); 2ª prestação deve ser paga até 28 de Fevereiro de 2026; 3ª prestação deve ser paga até 31 de Março de 2026.

A falta de pagamento de uma prestação implica o cancelamento da inscrição. Qualquer questão, pode sempre contactar-nos via info@agralhabrava.pt

Course Information

Portugal is a land rich in wildlife, although it isn’t always easy to spot wild animals, as they tend to be naturally elusive. But knowing who inhabits this shared territory is important, not only from a species and habitat conservation perspective, but also for cultivating a deeper relationship based on reciprocity and respect.

There is a way to see them without actually seeing them, though. This is done through the identification of the tracks and signs left behind, an ancient way of learning and gathering information about these animals, and the landscape they live in. To know how to read a track and a landscape this way is one of the most ancient arts, that has been used by our ancestors since time immemorial.

In this track & sign course, you will learn how to identify tracks and signs of various wild animals, including fox, otter, squirrel, red deer, fallow deer, wild boar, badger, heron, toad, rabbit, lizard, marten, wolf and wildcat.

All of these animals inhabit Montesinho Natural Park, and all of them leave their mark — whether through tracks, scat, feeding & predation signs, territory marking, nests, burrows, and more.

In this course, you will learn to identify these signs, and gather information from them. You will never see the landscape the same way again—and a warning: it may become an incurable addiction! 😀

What will you learn?

  • You will learn to recognise animal tracks from different families (canids, felids, mustelids, ungulates, etc.)
  • Differences and similarities between tracks
  • Anatomy of each track
  • Identification of the main gait types
  • Identification of various signs, such as nests, beds, feathers, hair, bones, feeding sites, etc.
  • How and where to place a wildlife camera (bring yours, if you have one)
  • Everything about tracktraps, i.e., how to increase the chances of finding tracks and signs

 

Course structure

We will alternate our time between theoretical lessons, and outdoor practical sessions. Most of the time will be spent outside searching for tracks and signs across all types of habitats.

The first three days will be focused on learning everything related to the location and identification of animal tracks and signs.

The final two days will be dedicated to the CyberTracker evaluation, which will result in an internationally recognised certificate.

Wildlife cameras will be placed to observe animals without disturbing them. There may also be the possibility of a night walk.

 

What is the CyberTracker evaluation?

The CyberTracker assessment system was born out of the need to preserve and recognize the indigenous tracking knowledge of the Kalahari San, as well as to improve conservation efforts in South Africa through the recording and monitoring of the presence, absence, and overall distribution of wildlife in South Africa.

In this process, an assessment system was developed to test an observer’s ability to interpret tracks and signs and, separately, their ability to follow an animal’s trail until they find them.

Today, this system is considered the international standard to measure tracking ability (learn more about the origins of CyberTracker here, here, here and here).

In this course, two days will be dedicated to CyberTracker assessment. During this time, your acquired knowledge will be tested with a robust system, identifying your strengths as well as the areas that need improvement.

Many people obtain the certificate simply out of a desire to learn and assess their knowledge. The certificate can also be useful to anyone working in areas of nature conservation, ecotourism, bushcraft and similar fields, where having an internationally recognized certification is a valuable asset to their work.

 

Who is this course for?

This course is open to everyone, no previous experience in track & sign needed.

It may be of interest to biologists and zoologists, those working in species conservation and habitat restoration, bushcraft practitioners, anyone living in close contact with Nature, and anyone with a genuine interest in learning more about Portuguese wildlife.

This course will open the door to the rich, diverse, beautiful, complex, and often invisible — at least to our eyes — world of Portuguese wild animals.

 

Instructor: René Nauta, EXTRA Bushcraft

René Nauta is a passionate Dutch tracker who, together with his partner Beke Olbers, run ‘EXTRA’ one of the oldest bushcraft schools in Holland, established in 1997. René has been teaching tracking since the beginning of EXTRA, but everything got an enormous boost after attending the first CyberTracker evaluation in 2012 in the UK. He was signed off as evaluator for CyberTracker International in 2018, and offers evals since then in Holland, Belgium and France. Beke and René wrote 2 books on Bushcraft: Bushcraft Handboek (2015) and Buitenleven (2023). Together with Aaldrik Pot he wrote Het Prentenboek (2019); an elaborate fieldguide on animal footprints (mammals, birds, reptiles and amphibians, invertebrates). Together with John Rhyder (UK) he is founder of European Wildlife Tracking.

 

Course details

Course: Workshop on Wild Animal Tracks & Signs + CyberTracker Evaluation

Instructor: René Nauta, EXTRA Bushcraft, Netherlands

Instructor language: English

Dates: 24–28 April 2026

Location: Vinhais Biological Park, Portugal (within Montesinho Natural Park)

Duration: 5 days, from 10h to 16h (3 days of practical lessons + 2 days of Cybertracker evaluation)

Group size: Minimum 8, maximum 11

Prerequisites: No prerequisites, except good English understanding. Open to anyone interested in the topic.

Food: Not included in the price. There is a café at Vinhais Biological Park that serves meals upon reservation (reserve 1 day in advance). There are also restaurants and supermarkets in Vinhais.

Accommodation: Not included in the price. However, Vinhais Biological Park offers several accommodation options, from affordable camping with full facilities to glamping. It is also possible to book a bed at the park hostel, located in the village of Rio de Fornos.

What to bring: Outdoor-appropriate clothing and footwear (think forests, riversides, dirty roads, with or without rain, hot or cold weather). Bring a backpack to carry lunch and water. A notebook and pen/pencil for writing and/or sketching.

Included: All theoretical and practical lessons, CyberTracker evaluation, internationally recognised CyberTracker certificate.

Not included: Travel, meals, accommodation.

Although most practical lessons will take place around the park, we may need to drive to additional locations depending on what the instructor considers necessary. Therefore, it is important to consider these short drives as well. We encourage car-sharing between participants. We will also have two free available seats for those who need them.

Payment Plan Terms & Conditions

Two payment plans are available: payment in 2 installments, and payment in 3 installments.

The 1st installment of any plan corresponds to the deposit, which guarantees confirmation of the spot. The deposit is non-refundable.

Payment in 2 installments: 1st installment paid upon reservation of the spot (non-refundable deposit); 2nd installment must be paid by March 31, 2026.

Payment in 3 installments: 1st installment paid upon reservation of the spot (non-refundable deposit); 2nd installment must be paid by February 28, 2026; 3rd installment must be paid by March 31, 2026.

Failure to pay an installment will result in the cancellation of the registration. Any questions or doubts, please feel free to connect via info@agralhabrava.pt